Thursday, August 27, 2009

Metodologia ASAP

O termo ASAP é amplamente utilizado na consultoria SAP, mas muita gente não sabe o que significa na prática e quais são as fases que envolvem esta metodologia de implementação SAP.

ASAP é a abreviatura de Accelerated SAP, e pretende ser uma metodologia de implementação de qualquer tecnologia SAP. A metodologia ASAP foi desenvolvida pela SAP em conjunto com vários parceiros de negócio.

Podem ver neste documento a apresentação que a SAP faz desta metodologia.

Apesar desta metodologia ser amplamente aceite na implementação de sistemas SAP, há empresas que utilizam metodologias próprias, como é o caso da IBM que utiliza a metodologia Ascendant na implementação de qualquer sistema ERP.

Irei apresentar mais tarde as principais fases da metodologia Ascendant, por agora vou fazer um resumo das várias fases da metodologia ASAP:

1. Preparação do Projecto
Nesta fase é refinado o âmbito e entregáveis do projecto e é elaborado o plano de implementação. São constituídas as equipas e são definidos os procedimentos associados ao projecto.

2. Business Blueprint
Nesta fase são identificados, mapeados e detalhados os processos actuais do cliente, fazendo uma análise AsIs. É detalhado como esses processos se encaixam no standard do SAP, e caso não o sejam, são definidos os GAPs que irão dar origem a desenvolvimentos.

Será elaborado um documento que irá apresentar o desenho da solução ToBe, detalhando os processos que serão suportados em SAP, bem como a solução funcional e técnica que será utilizada.

3. Realização
Implementação de todos os processos de negócio, configurações, parametrizações, baseados no Business Blueprint gerado. Durante a fase da realização é elaborado um protótipo que se aproxima da solução desenhada, e que será apresentado para recolha de feedback.
No final desta fase serão efectuados os testes de aceitação da solução implementada.

4. Preparação final
Nesta fase são preparadas todas as tarefas de cutover que antecedem o Go-Live. As formações aos utilizadores também decorrente nesta fase e pretendem prepara-los para a utilização do sistema implementado, reduzindo o impacto no negócio desta implementação.

5. Go-Live e Suporte
O Go-Live é a entrada do sistema em produção, executando todas as tarefas de cut-over, Pré Go-Live, bem como tarefas de Pós Go-Live.
Durante esta fase é também dado Suporte ao arranque, apoiando os utilizadores e corrigindo eventuais erros que sejam detectados.

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